Coordenador : Selma Rodrigues de Castilho
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 396171.2206.49754.09082023
Departamento/Setor: CDAT/EX
Área Temática : Tecnologia e Produção
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Serão usuários do sistema os extensionistas da UFF, bem os diferentes setores da PROEx envolvidos na gestão das ações de extensão.
Local de atuação: Superintendência de Tecnologia da Informação - STI Campus da Praia Vermelha - Niterói - RJ
Objetivo
Desenvolvimento de sistema de informação para suporte às ações de extensão na UFF. Construir sistema de controle de ações com: ○ Gerenciamento do ciclo de vida das ações ○ Avaliação documental (Edital de Conformidade); ○ Geração de relatórios e consultas; Construir mecanismos de acompanhamento da ação ○ Relatórios parciais e final ○ Registro de atividades ○ Condicionar ações ao preenchimento dos relatórios Gerar relatórios de integração com outros sistemas PROEX ○ Inscrição da Proex ○ Certificados de cursos/eventos ○ Bolsas ○ RAD Gerar relatório de integração com o RAD Criar sistema para gestão dos editais de bolsa Criar controle do CEA Criar controle dos GTs Criar controle do lançamento de notas e classificação Criar relatórios de apoio Criar sistema de controle de bolsas da PROEX ● Realizar alocação de bolsas ● Realizar registro da seleção de bolsistas ● Controle de frequência dos bolsistas ● Relatórios de acompanhamento de bolsistas ● Construir série de relatórios gerenciais e painéis de indicadores para PROEX ● Refatorar e automatizar relatórios e integrações com outros sistemas ○ Inscrição da Proex ○ Certificados de cursos/eventos ○ Bolsas ○ RAD
Resumo
O projeto envolve o desenvolvimento de um novo sistema para gerenciamento das ações de extensão da UFF, o que deverá contribuir para otimizar o processo de registro e monitoramento de ações de extensão na UFF. A PROEX atualmente faz o controle de ações de extensão usando o sistema Sigproj hospedado na UFRJ, em conjunto com uma série de sistemas internos, usando tanto processos semiautomatizados quanto manuais. Entre as dificuldades da manutenção do SIGPROJ, destacam-se a impossibilidade de incorporação de novas funções e campos ao sistema, fazendo que com atualizações importantes para o dia a dia tanto dos extensionistas quanto da pró-reitoria fiquem impossibilitada. Outra questão relevante é a limitação da integração do sistema a outros sistemas em uso na UFF. A substituição do Sigproj e criação de novos sistemas informacionais e de gestão se faz necessária para melhorar os serviços oferecidos pela pró-reitoria e a qualidade e rastreabilidade das informações registradas. Além disso, deverá permitir a construção de novos relatórios, indicadores de gestão e melhorar os processos de alocação e controle de bolsas, bem como a disponibilização de informações sobre as ações de extensão à comunidade externa.